"Se tratada adequadamente, não haveria nenhuma razão para a situação na Ucrânia ocorrer. Conheço Vladimir Putin muito bem, e ele nunca teria feito durante o governo Trump o que está fazendo agora, de jeito nenhum", disse Trump em comunicado.
Trump ainda acusou o governo do presidente Joe Biden de tornar a Rússia "muito rica" devido à elevação dos preços do petróleo durante a crise.
"As sanções fracas são insignificantes em comparação à tomada de um país e a um enorme pedaço de terra estrategicamente localizado. Agora que começou, os preços do petróleo estão cada vez mais altos, e Putin não está apenas conseguindo o que sempre quis, mas ficando, por causa do aumento do petróleo e do gás, cada vez mais rico", disse ele.
Segundo Trump, em seu governo os Estados Unidos eram independentes de energia e mantinham os preços do petróleo controlados.
Na segunda-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) e assinou tratados de amizade, cooperação e assistência mútua com ambas. O parlamento russo ratificou os documentos nesta terça-feira (22).
Após o anúncio, países ocidentais e funcionários da União Europeia ameaçaram impor novas sanções contra a Rússia. O Reino Unido, por exemplo, sancionou cinco bancos russos e três empresários.