"À luz do comportamento cada vez mais ameaçador da Rússia e de acordo com nosso apoio anterior, o Reino Unido em breve fornecerá mais um pacote de apoio militar à Ucrânia. Isso incluirá ajuda na forma de armas defensivas letais e não letais", disse Johnson ao parlamento.
O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido anunciou que Londres está pronta para oferecer à Ucrânia até US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,515 bilhões) em empréstimos para apoiar Kiev e ajudar a "mitigar os efeitos econômicos da agressão russa".
"Estamos investindo nosso dinheiro e usando a experiência e a força econômica britânicas para apoiar o povo da Ucrânia. Essas garantias podem ajudar a injetar capital vital na Ucrânia e ajudar sua economia a enfrentar a tempestade que é a agressão russa", disse a secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, em comunicado.
As garantias dos empréstimos do Banco Multilateral de Desenvolvimento devem apoiar a estabilidade econômica e reformas vitais, como o combate à corrupção.
A oferta se soma ao aumento de apoio ao equipamento militar do Ministério da Defesa do Reino Unido e ao aumento de apoio ao sistema humanitário na Ucrânia.