"Em 24 de fevereiro, na região de Voronezh, durante um voo planejado para transportar equipamento militar, um avião An-26 das Forças Aeroespaciais Russas caiu. A tripulação morreu", disse um comunicado de autoridades da Rússia.
De acordo com informações preliminares, uma falha técnica causou o incidente.
Avião russo An-26 em Petropavlovsk-Kamchatsky, Rússia, 6 de julho de 2021.
© REUTERS / Ministério para Situações de Emergência da Rússia
Na manhã desta quinta-feira (24), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se dirigiu pela segunda vez nesta semana aos cidadãos russos, anunciando o início de uma operação militar especial em Donbass, ao leste da Ucrânia. Ele explicou que seu país não pode mais ficar indiferente ante as ações dos EUA e aliados da OTAN, que ameaçam a segurança nacional.
Na última segunda-feira (21), também em fala à nação, o chefe de Estado russo havia anunciado o reconhecimento da independência das repúblicas populares de Lugansk (RPL) e Donetsk (RPD), situadas em Donbass.
No dia seguinte (22), os tratados relativos ao reconhecimento das repúblicas, bem como os acordos de amizade e cooperação, foram ratificados por ambas as câmaras do Parlamento russo. Posteriormente, Putin pediu ao Conselho de Segurança do país o envio de militares da Rússia para a região ucraniana, solicitação que foi aprovada.