Panorama internacional

Com ou sem acordo nuclear, Irã estabelece meta para enriquecer urânio

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, analisa as novas conquistas nucleares do Irã durante o Dia Nacional da Energia Nuclear do Irã, em Teerã, Irã, 10 de abril de 2021.
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian disse nesta semana que as negociações nucleares chegaram a um "ponto sensível".
Sputnik
Estão longe de chegar a um consenso as negociações em Viena sobre o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), o acordo nuclear iraniano. Na última semana, alguns diplomatas envolvidos nas negociações chegaram a dizer que este é o "fim do jogo".
Com a indecisão sobre o tratado, o diretor da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Mohammad Eslami, disse nesta sexta-feira (25) que o país enriquecerá urânio a até 20% de pureza, independentemente de qualquer acordo na capital austríaca.
"O enriquecimento [de urânio] continua com um teto máximo de 60%, o que levou os ocidentais a apressar as negociações, e continuará, apesar da retirada das sanções, em 20% e 5%", afirmou Eslami, citado pela agência de notícias iraniana Fars.
Dois técnicos carregam uma caixa contendo concentrado de minério de urânio, conhecido como yellowcake, na Instalação de Conversão de Urânio do Irã, nos arredores da cidade de Isfahan, 410 quilômetros ao sul da capital Teerã, em 8 de agosto de 2005
Panorama internacional
Retomada do acordo nuclear com Irã é melhor que colapso das negociações sobre JCPOA, diz Israel
O JCPOA, firmado em 2015, restringe a pureza com que o Irã pode enriquecer urânio a 3,67%, muito abaixo dos cerca de 90% para armas ou dos 20% que o país alcançou antes do acordo.
Informações de outros veículos de imprensa indicam que o Irã está agora enriquecendo urânio em vários níveis, sendo o mais alto em torno de 60%.
O principal negociador nuclear do Irã, Ali Bagheri Kani, voltou a Teerã na quarta-feira (23) para as consultas finais com os líderes iranianos, enquanto os diplomatas de Rússia, Reino Unido, França, Alemanha e China permanecem em Viena.
Kani se reunirá com o Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, do qual receberá instruções para as próximas negociações internacionais, no sábado (26).
Enrique Mora, secretário-geral adjunto do Serviço Europeu de Ação Externa e Abbas Araghchi, vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, aguardam o início de uma reunião da Comissão Mista do acordo nuclear em Viena, Áustria, 6 de abril de 2021
Enrique Mora, secretário-geral adjunto do Serviço Europeu de Ação Externa, e Abbas Araghchi, vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, aguardam o início de uma reunião da Comissão Mista sobre o acordo nuclear, Viena, Áustria, 6 de abril de 2021. Foto de arquivo
Comentar