De acordo com o ministério, o Pentágono e os conselheiros da CIA ensinaram os ucranianos a posicionar sistemas de artilharia e lança-foguetes a fim de provocar fogo de retaliação contra os moradores locais.
"As tropas ucranianas implantaram sistemas Grad na praça Shevchenko, na parte norte de Kiev – os conselheiros dos EUA ensinaram-lhes a posicionar lançadores de foguetes em bairros residenciais para provocar fogo de retaliação contra civis", disse aos jornalistas o major-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa russo.
"A utilização de áreas residenciais pelo regime de Kiev para cobrir suas posições de artilharia representa um crime de guerra. Estamos familiarizados com essa tática. Estas técnicas são ativamente utilizadas por terroristas apoiados pela CIA no Oriente Médio e em outros países", aponta a entidade de defesa da Rússia.
Nesta quinta-feira (24), o presidente da Rússia Vladimir Putin anunciou a realização de uma operação militar especial em Donbass. Ele sublinhou que as circunstâncias exigem que Moscou tome medidas decididas e imediatas, e que as repúblicas populares de Donbass apelaram à Rússia solicitando ajuda.