Vladimir Zelensky não quis trabalhar na implementação das decisões das reuniões no formato da Normandia e mentiu, dizendo que a Rússia não concordava em realizar negociações, o diálogo no formato da Normandia era necessário para ele para substituir o cumprimento dos acordos de Minsk, declarou Lavrov.
Formato de Normandia é um grupo político-diplomático composto por representantes de alto nível de quatro países europeus (Alemanha, Rússia, Ucrânia e França) destinado a resolver o conflito bélico no leste da Ucrânia.
"Presidente Zelensky não vos dizia a verdade, simplesmente mentia para vocês [...] No início, quando ele se recusou categoricamente a cumprir os acordos de Minsk e apelava sempre aos seus protetores ocidentais para realizar [reuniões] no formato da Normandia, com ou sem motivo, sem garantir que essas reuniões seriam seguidas por quaisquer resultados reais [...] E tornou-se óbvio para todos que esses apelos visavam substituir o trabalho concreto exigido do presidente Zelensky para implementação dos acordos alcançados nas anteriores rodadas de negociações", disse Lavrov em coletiva de imprensa após conversas com chefes da diplomacia das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.
"Ele simplesmente não está dizendo a verdade para vocês, em termos simples, está mentindo, quando declara que está pronto para discutir o status neutro [da Ucrânia]", disse chefe da diplomacia russa.
Lavrov recordou que a Rússia já tinha proposto anteriormente "todas as opções de garantias de segurança". Por isso as oportunidades perdidas são bem conhecidas do presidente Zelensky, concluiu chanceler russo.
Mais cedo nesta sexta-feira (25), o presidente ucraniano declarou em um discurso ao povo que estava pronto para discutir com a Rússia o estatuto neutro da Ucrânia.