Panorama internacional

Agência de risco S&P rebaixa nível de investimento de Rússia e Ucrânia

Na sexta-feira (25), a agência internacional de risco S&P Global Ratings anunciou a redução dos níveis de investimento de Rússia e Ucrânia em resposta ao confronto militar entre os países.
Sputnik
No caso da Rússia, a agência internacional rebaixou o nível de investimento de longo prazo de "BBB-" para "BB+". Em comunicado, a agência listou uma série de impactos econômicos devido à operação militar em curso na Ucrânia.

"Rebaixamos nossa avaliação de crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira da Rússia de 'BBB-' para 'BB+' e nosso rating de longo prazo em moeda local de 'BBB' para 'BBB-' e os colocamos no CreditWatch com implicações negativas", disse a agência.

Banco Central da Rússia
A S&P também rebaixou sua avaliação de longo prazo da Ucrânia de "B" para "B-" em meio à operação militar russa, que ampliou ainda mais a magnitude de sanções econômicas impostas a Moscou.

"Em 25 de fevereiro de 2022, a S&P Global Ratings rebaixou suas avaliações de crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira e local da Ucrânia de 'B' para 'B-'", disse a agência.

Na madrugada da quinta-feira (24), a Rússia anunciou uma operação militar na região de Donbass após pedido de assistência militar das recém-reconhecidas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk. O objetivo, segundo o governo russo, é desmilitarizar o país e combater forças neonazistas para garantir a segurança de Donbass e da Rússia.
Comentar