Panorama internacional

Austrália bloqueia RT em meio à operação especial da Rússia na Ucrânia

Em meio à operação especial da Rússia na Ucrânia e às sanções por parte dos países ocidentais, a Austrália informa que a emissão do canal RT foi parada.
Sputnik
A informação foi divulgada na conta da RT no Telegram.
A principal operadora de satélite da Austrália, a Foxtel, anunciou que suspenderá a transmissão dos canais RT para seus 3,8 milhões de assinantes.
"À luz das preocupações em torno da situação na Ucrânia, a Foxtel suspende a distribuição do canal […]. Estamos considerando os nossos direitos conforme o acordo sobre a licença do nosso canal" lê-se no comunicado.
A ação se dá após a Federação Europeia de Jornalistas ter publicado uma declaração conjunta apelando ao bloqueio das emissões do RT.

Bloqueio da Sputnik Moldávia

No mesmo dia (26), a redação da Sputnik Moldávia informou ter recebido uma notificação sobre a suspensão de seu site a partir deste sábado (26) e da radiodifusão a partir de 7 de março.
"Recebemos a notificação do bloqueio dos sites a partir de 7 de março. Serão bloqueadas três versões – em idioma moldavo, russo e romeno", informou a redação do site.
A assessoria de imprensa da Sputnik informou que o bloqueio do site Sputnik Moldávia e de sua radiodifusão é um ato de censura e uma violação da liberdade de expressão por parte das autoridades moldavas.
No dia 17 de dezembro, o regulador de mídia de Berlim-Brandemburgo (MABB, na sigla em alemão) iniciou uma investigação sobre a RT DE Productions GmbH depois que o RT anunciou o lançamento do canal de notícias RT na Alemanha. No início de fevereiro, o MABB anunciou a proibição da versão alemã do canal russo RT no país.
Comentar