Panorama internacional

Em retaliação, Rússia fecha espaço aéreo às companhias da Bulgária, Polônia e República Tcheca

Em uma medida de retaliação Rússia fecha espaço aéreo às companhia aéreas da Bulgária, República Tcheca e Polônia, informou a Agência Federal Russa do Transporte Aéreo.
Sputnik
Nesta sexta-feira (25) República Tcheca, Polônia e Bulgária informaram que fecham seu espaço aéreo para aviões russos a partir deste sábado (26) em conexão com a operação militar especial da Rússia de desmilitarização da Ucrânia.
"Devido às decisões hostis das autoridades aeronáuticas da Bulgária, Polônia e República Tcheca, a partir das 15h00 [9h00 horário de Brasília] de 26 de fevereiro 2022 são impostas restrições às transportadoras aéreas dos referidos países e/ou registrados nestes países para realização de voos no território da Rússia, incluindo voos de trânsito através do espaço aéreo da Federação da Rússia", afirma o comunicado.
A Agência Federal Russa do Transporte Aéreo observa que a decisão foi tomada em conformidade com o direito internacional, como medida de retaliação.
"Os voos a partir destes países só poderão ser realizados com uma autorização especial emitida pela Agência de Transporte Aéreo ou Ministério das Relações Exteriores da Rússia", acrescenta a nota.
Panorama internacional
Embaixada da Rússia na França confirma detenção de navio de carga russo no Canal da Mancha
Nesta sexta-feira (25), a Bulgária, República Tcheca e a Polônia informaram que fecham seu espaço aéreo às aeronaves russas a partir de hoje, sábado (26), na sequência da operação especial da Rússia na Ucrânia.
A Rússia começou a operação militar de desmilitarização da Ucrânia na madrugada de quinta-feira (24). Em discurso na TV, o presidente Vladimir Putin disse que as circunstâncias exigem ações decisivas, já que as repúblicas de Donbass pediram ajuda.
Comentar