Panorama internacional

Mais de 65% dos eleitores dizem 'sim' no referendo constitucional em Belarus

Mais de 65% dos participantes do referendo sobre as emendas constitucionais se manifestaram a favor de aprová-las, informaram as autoridades de Belarus.
Sputnik
Um referendo aprovou, neste domingo (27), uma reforma na Constituição de Belarus. A Comissão Constitucional, encarregada de redigir o projeto da nova Carta, iniciou seus trabalhos em março de 2021.
O comparecimento foi de 78,63%, de acordo com números oficiais. Para que as emendas fossem aprovadas, elas precisavam receber mais de 50% dos votos, e a abstenção precisava ser menor do que 50%.
As alterações propostas estipulam que apenas um cidadão nascido em Belarus, que tenha pelo menos 40 anos e direito a voto, pode ser eleito presidente.
O novo chefe de Estado também precisará ter residido permanentemente no país por pelo menos 20 anos, contanto que não tenha a cidadania de outros Estados ou uma autorização de residência ou outro documento de outro país que lhe conceda direito a vários benefícios.
Também especifica que, uma vez eleito presidente de Belarus, o titular permanecerá no cargo por cinco anos e poderá ser reconduzido apenas uma vez, embora atualmente não haja limitação a esse respeito.
As restrições não se aplicam ao atual líder de Belarus, Aleksandr Lukashenko.
Panorama internacional
Lukashenko: agressão contra belarussos na Ucrânia poderia empurrar Minsk para operação especial
Comentar