Panorama internacional

UE proíbe transmissões da RT e Sputnik nos países do bloco

A União Europeia decidiu proibir as transmissões da RT e da Sputnik nos países do bloco.
Sputnik
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, criticou os meios de comunicação russos RT e Sputnik, sugerindo bani-los da União Europeia.

"Mais um passo sem precedentes: vamos proibir na União Europeia a máquina de mídia do Kremlin. As estatais Russia Today e Sputnik, assim como suas subsidiárias, não poderão mais espalhar suas mentiras para justificar a guerra de Putin e semear divisão em nossa união", disse ela.

Em resposta, o Sputnik sugeriu que a UE também poderia proibir a Internet.

"Propomos à União Europeia não parar em meias-medidas, mas proibir a Internet de uma vez", retrucou a agência de notícias.

Von der Leyen também disse que a UE vai financiar a compra e entrega de armas e outros equipamentos para a Ucrânia e está atingindo Belarus, aliada da Rússia, com sanções pelos combates em andamento na Ucrânia.
Os comentários foram feitos no mesmo dia (27) em que os ministros das Relações Exteriores da UE concordam em proibir os aviões russos de sobrevoar o espaço da UE. Além disso, eles concordam em desconectar vários bancos russos do sistema SWIFT e paralisar ativos do Banco Central da Rússia.
Panorama internacional
Ministério da Defesa russo: forças de Donetsk e da Rússia avançam 56 km e continuam ofensiva
O anúncio foi feito pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell. "Excluímos um certo número de bancos russos do SWIFT", disse ele no final de uma reunião virtual de ministros das Relações Exteriores da UE.
Borrell destacou que "metade das reservas financeiras do Banco Central da Rússia serão congeladas graças a essas medidas (da UE), porque estão depositadas nos bancos dos países do G7".
Moscou lançou uma "operação militar" na Ucrânia depois que as autoridades das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk pediram ajuda para se defender contra ataques de tropas ucranianas.
As ações de Moscou foram condenadas pelos Estados Unidos, Japão e vários países europeus, que impuseram sanções econômicas contra a Rússia como resultado.
Panorama internacional
Quarto dia da operação russa de desmilitarização da Ucrânia
Comentar