De acordo com a instituição estadunidense, as medidas visam impedir os norte-americanos de se envolverem em quaisquer transações abrangendo o Banco Central da Rússia, seu Fundo Nacional de Riqueza ou o Ministério das Finanças.
Sendo assim, os Estados Unidos estão tentando cortar o acesso da Rússia não apenas a dólares, mas a todas as moedas vitais, "essenciais para a [operação russa na Ucrânia]", disse um alto funcionário do governo dos EUA na segunda-feira (28).
Washington também sancionou Kirill Dmitriev, chefe do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo), como parte de seu pacote de sanções sobre a operação militar especial de Moscou na Ucrânia, de acordo com um alto funcionário do governo dos EUA.
Apesar de Moscou repetidamente oferecer garantias de que não tem planos de ocupar o território ucraniano no curso de sua operação especial, muitos países estrangeiros correram para acusá-la de invadir o país vizinho e violar sua integridade territorial, ao mesmo tempo que impõem uma série de sanções contra Rússia.