Objetos de cerâmica achados no local e o tipo de trabalho de alvenaria identificado nos grandes blocos de tufo calcário usados na construção ajudaram a determinar que a ponte data do século II a.C.
A ponte foi desenterrada durante uma pesquisa arqueológica preliminar antes do alargamento da via Tiburtina no município de Roma. A ponte atravessava o Fosso di Pratolungo, um pequeno afluente do rio Aniene, escreve portal The History Blog.
A existência de uma ponte antiga foi registrada por cartógrafos da era do Renascimento, mas sua localização exata foi perdida.
Fragmentos de uma antiga ponte na via Tiburtina perto de Roma
© Foto / Soprintendenza Speciale di Roma
A estrada, incialmente conhecida como via Valeria, foi construída em torno de 300 a.C. pelo censor M. Valerius Maximus.
Censor era uma autoridade da Roma Antiga responsável por realizar e manter os censos e supervisionar certos aspectos das finanças governamentais, entre outras coisas.
A ponte recém-descoberta foi edificada durante a construção inicial da estrada, o que a torna um exemplo incrivelmente raro de uma ponte do período intermediário da República Romana.
Fragmentos de uma antiga ponte na via Tiburtina perto de Roma
© Foto / Soprintendenza Speciale di Roma
Em comparação, atualmente a ponte mais antiga da cidade de Roma é a Pons Fabricius, que data de 62 a.C., quando a era republicana estava quase no seu fim.
A ponte será mapeada e analisada em pormenor. Uma vez concluídos os trabalhos, ela será reenterrada para a sua própria proteção enquanto o alargamento da via Tiburtina avançar.