Nesta quarta-feira (3), o presidente, Jair Bolsonaro (PL), disse que estuda com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, categorizar a situação sanitária no Brasil em relação ao vírus da COVID-19 como "endemia" e não mais "pandemia".
A justificativa, segundo o mandatário, é a melhora do cenário epidemiológico e a previsão da lei de 2020 da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional na qual diz caber ao ministro da Saúde determinar a duração da situação.
De acordo com a revista VEJA, a pasta confirma que a ideia está sendo avaliada "em conjunto a outros ministérios e órgãos competentes".
Ainda segundo a mídia, dentro do ministério a previsão é que uma decisão seja tomada, pelo menos, até o fim do mês, visto que o cenário é complexo e envolve também o possível impacto regulatório da medida. O ato poderia influenciar ainda a questão das vacinas aprovadas apenas para uso emergencial, como a CoronaVac.
Hoje (3), o Brasil registrou 370 mortes e 30.995 novos casos, chegando a 650.000 óbitos e 28.842.160 diagnósticos do coronavírus no total.
Caro visitante, tendo em vista o risco de a Sputnik Brasil sofrer bloqueios na Internet, para você não perder nosso conteúdo se inscreva em nosso canal no Telegram.