O sítio arqueológico em questão está localizado na região central de Inglaterra, Reino Unido, no condado de Rutland. Os especialistas envolvidos nas escavações explicaram em entrevista à BBC que este é o maior projeto realizado por eles e o mosaico encontrado é um dos mais importantes da história arqueológica britânica recente.
Ao invés de retratar cenas do cotidiano da época, como momentos de caça ou elementos mitológicos, os mosaicos ilustram uma versão incomum de uma cena da guerra de Tróia, onde o guerreiro Aquiles resgata o corpo do inimigo caído Heitor.
Por questões de segurança, o tamanho das estruturas não foi divulgado inicialmente, e de acordo com os especialistas apenas 3% da vila foram escavados.
Agora, um levantamento geofísico da área foi divulgado, mostrando um complexo de estruturas, com o mosaico ao centro. Foram feitas análises usando magnetometria, uma tecnologia que registra variações magnéticas, tendo assim os pesquisadores conseguido determinar que todo o complexo de cinco hectares estava rodeado por valas, além de descobrirem detalhes sobre as construções.
"Encontrar um mosaico é animador, mas encontrar todo o complexo do qual ele faz parte é realmente impressionante. E para mim a clareza das pesquisas é incrível, você pode ver não apenas paredes, mas fossos e poços individuais", explicou John Gater, um dos representantes da empresa de tecnologia em geofísica e arqueologia, SUMO Geophysics.
O próximo passo é a continuação das escavações, para que os arqueólogos possam descobrir mais detalhes sobre a vila romana e suas estruturas. De acordo com a Universidade de Leicester, que é a entidade responsável pelo sítio arqueológico, os trabalhos devem continuar ainda este ano.
23 de fevereiro 2022, 15:21