No caso da Visa, os cartões emitidos na Rússia não funcionarão mais fora do país, enquanto aqueles gerados por instituições financeiras estrangeiras também perderão validade em território russo.
"Somos compelidos a agir após a invasão sem motivos da Ucrânia pela Rússia e os eventos inaceitáveis que testemunhamos", afirmou Al Kelly, presidente e diretor-executivo da Visa Inc., em comunicado. "Lamentamos o impacto que isso terá em nossos valiosos colegas e nos clientes, parceiros, comerciantes e portadores de cartões que atendemos na Rússia".
Em declaração semelhante, a Mastercard informou que avaliou o peso da decisão e que, ao cumprir compromissos regulatórios, esteve em constante diálogo com clientes, parceiros e governos.
"Observando a natureza sem precedentes do conflito atual e o ambiente econômico incerto, decidimos suspender nossos serviços de rede na Rússia", diz o comunicado da empresa. "Essa decisão decorre de nossa recente ação de bloquear várias instituições financeiras da rede de pagamento Mastercard, conforme exigido pelos reguladores em todo o mundo".
Há menos de uma semana, ambas as empresas haviam barrado diversas instituições financeiras russas de sua rede para cumprir sanções federais implementadas em resposta à operação militar especial na Ucrânia.
Segundo a Mastercard, sua rede não aceitará mais cartões emitidos por bancos russos. Além disso, os cartões emitidos fora do país não serão mais aceitos em empresas ou caixas eletrônicos russos.
A empresa ressaltou que não planeja demitir seus quase 200 funcionários na Rússia e que pretende retomar as operações assim que "for apropriado e se for permitido por lei".
"Enquanto isso, nossas equipes em toda a região e em todo o mundo continuarão avançando em nossos negócios globais, apoiando nossos clientes em outras geografias onde atualmente fazemos negócios", acrescentou a Mastercard.
Em resposta, um dos maiores bancos da Rússia, o Sberbank, emitiu um comunicado garantindo que a proibição das empresas não afetará a operação dos cartões dos sistemas de pagamento emitidos pela instituição no país.
Porém, o banco alertou que, de fato, serão bloqueados os pagamentos no exterior e em lojas estrangeiras on-line com cartões russos Visa e Mastercard.
Assim, o Sberbank recomendou que os russos em países estrangeiros gastassem rapidamente seu dinheiro para pagar grandes despesas, como hotéis e passagens.
O banco destacou ainda que o sistema de pagamento da Mir, empresa com sede na Rússia, é aceito em vários países estrangeiros, como Turquia, Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Armênia, Belarus, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Cazaquistão e Chipre.