Panorama internacional

Visa e Mastercard suspendem operações na Rússia; banco russo indica soluções

As empresas de sistemas de pagamento Visa e Mastercard, com sede nos EUA, anunciaram a suspensão de suas operações na Rússia neste sábado (5) e pretendem trabalhar com clientes e parceiros no país para interromper transações nos próximos dias.
Sputnik
No caso da Visa, os cartões emitidos na Rússia não funcionarão mais fora do país, enquanto aqueles gerados por instituições financeiras estrangeiras também perderão validade em território russo.

"Somos compelidos a agir após a invasão sem motivos da Ucrânia pela Rússia e os eventos inaceitáveis ​​que testemunhamos", afirmou Al Kelly, presidente e diretor-executivo da Visa Inc., em comunicado. "Lamentamos o impacto que isso terá em nossos valiosos colegas e nos clientes, parceiros, comerciantes e portadores de cartões que atendemos na Rússia".

Em declaração semelhante, a Mastercard informou que avaliou o peso da decisão e que, ao cumprir compromissos regulatórios, esteve em constante diálogo com clientes, parceiros e governos.

"Observando a natureza sem precedentes do conflito atual e o ambiente econômico incerto, decidimos suspender nossos serviços de rede na Rússia", diz o comunicado da empresa. "Essa decisão decorre de nossa recente ação de bloquear várias instituições financeiras da rede de pagamento Mastercard, conforme exigido pelos reguladores em todo o mundo".

Há menos de uma semana, ambas as empresas haviam barrado diversas instituições financeiras russas de sua rede para cumprir sanções federais implementadas em resposta à operação militar especial na Ucrânia.
Segundo a Mastercard, sua rede não aceitará mais cartões emitidos por bancos russos. Além disso, os cartões emitidos fora do país não serão mais aceitos em empresas ou caixas eletrônicos russos.
A empresa ressaltou que não planeja demitir seus quase 200 funcionários na Rússia e que pretende retomar as operações assim que "for apropriado e se for permitido por lei".
"Enquanto isso, nossas equipes em toda a região e em todo o mundo continuarão avançando em nossos negócios globais, apoiando nossos clientes em outras geografias onde atualmente fazemos negócios", acrescentou a Mastercard.
Humanidade está menos livre e culpa é das grandes empresas de tecnologia, afirma CEO do Telegram
Em resposta, um dos maiores bancos da Rússia, o Sberbank, emitiu um comunicado garantindo que a proibição das empresas não afetará a operação dos cartões dos sistemas de pagamento emitidos pela instituição no país.
Porém, o banco alertou que, de fato, serão bloqueados os pagamentos no exterior e em lojas estrangeiras on-line com cartões russos Visa e Mastercard.
Assim, o Sberbank recomendou que os russos em países estrangeiros gastassem rapidamente seu dinheiro para pagar grandes despesas, como hotéis e passagens.
O banco destacou ainda que o sistema de pagamento da Mir, empresa com sede na Rússia, é aceito em vários países estrangeiros, como Turquia, Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Armênia, Belarus, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Cazaquistão e Chipre.
Comentar