A agência espacial norte-americana NASA compartilhou na sexta-feira (4) imagens capturadas por seu rover Perseverance da Sid, a última rocha selecionada em Marte para amostragem e recolha de dados sobre a geologia e o clima do Planeta Vermelho.
Saquei novamente minha ferramenta de abrasão, para um olhar dentro do meu próximo alvo da rocha. Marte é altamente lindo na superfície, e ainda mais interessante debaixo dela.
Brad Garcinsky, estudante da Universidade de Purdue, Indiana, EUA, explicou que a Sid, chamada de Chal pela NASA, é "um pedregulho mais alto que provavelmente representa um capítulo geológico único na história do fundo do cratera [Jezero], que ainda não amostramos".
Chal, que significa sapo em navanjo, uma língua ameríndia, está dentro do Jezero, onde a sonda da NASA aterrissou em fevereiro de 2021, e que, segundo cientistas, antigamente esteve inundado de água, e foi o delta do rio.
"Esta semana o rover vai completar sua cadência de amostragem habitual de abrasão", indicam os cientistas, que planejam levar vestígios desta rocha antes de ir para o delta, onde o Perseverance investigará "camadas sedimentares de rocha, minerais argilosos e pedregulhos redondos levados de muito além de Jezero".