Panorama internacional

Dados de laboratórios biológicos confirmam violação de tratado pela Ucrânia e EUA, diz Moscou

A informação sobre os novos dados foi comunicada nesta terça-feira (8) pela representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Sputnik
O diretor das Forças de Defesa Química, Biológica e de Radiação da Rússia, Igor Kirillov, afirmou, nesta segunda-feira (7), que após a análise de documentos, ficou entendido que o Ministério da Saúde da Ucrânia colocou como objetivo a partir do dia 24 de fevereiro destruir totalmente todos os agentes biológicos nos laboratórios ucranianos.
Na terça-feira (8), Zakharova trouxe mais informações à tona, que comprovam a violação da Convenção sobre as Armas Biológicas e Toxínicas (BTWC, na sigla em inglês).

"A documentação foi recebida de funcionários de laboratórios biológicos ucranianos sobre a destruição emergencial de patógenos especialmente perigosos de peste, antraz, tularemia, cólera e outras doenças mortais em 24 de fevereiro. A destruição emergencial de patógenos especialmente perigosos no dia 24 de fevereiro foi necessária para evitar a divulgação de fatos de violações por parte da Ucrânia e dos Estados Unidos do Artigo I da Convenção sobre as Armas Biológicas e Toxínicas", disse Zakharova em comunicado.

Panorama internacional
Ucrânia está realizando destruição emergencial de todos os programas biológicos, diz Rússia
A porta-voz acrescentou que esses dados confirmam a validade das acusações que a Rússia vem fazendo, sobre o desenvolvimento de armas biológicas em territórios das antigas repúblicas da União Soviética com o auxílio dos Estados Unidos.
"Não descartamos a ativação dos mecanismos dos Artigos V e VI da BTWC, segundo os quais os Estados participantes devem se consultar mutuamente para resolver quaisquer questões relativas ao objeto da Convenção ou em conexão com a implementação de suas disposições, bem como cooperar na condução de quaisquer investigações sobre possíveis violações das obrigações sob o BTWC", explicou Zakharova.
De acordo com o diretor das Forças de Defesa Química, Biológica e de Radiação da Rússia, as atividades de fortalecimento das propriedades patogênicas, que estão sendo empenhadas na Ucrânia, são uma violação ucraniana e dos EUA da convenção da ONU sobre a proibição de armas biológicas e à base de toxinas.
Kirillov detalhou que eram realizados experimentos com bactérias da peste, antraz e brucelose em um laboratório biológico de Lvov, e com a difteria, salmonelose e disenteria nos laboratórios de Kharkov e Poltava. Apenas em Lvov foram destruídos 232 recipientes com leptospirose, 30 com tularemia, dez com brucelose e cinco com peste.
Comentar