"O Ministério da Defesa da Rússia publicou o original de uma ordem secreta dada pelo comandante da Guarda Nacional da Ucrânia, o coronel-general Nikolai Balana, em 22 de janeiro de 2022", declarou nesta quarta-feira (9), o major-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa russo.
De acordo com Konashenkov, a "ordem para organizar a preparação do grupo tático do batalhão da 4ª brigada operacional para realizar tarefas de combate (especiais) na operação das forças conjuntas como parte da brigada do Exército ucraniano".
O documento é dirigido aos comandantes das direções territoriais norte de Kiev, sul de Odessa e oeste da Guarda Nacional da Ucrânia, afirmou Konashenkov.
"A ordem emitida aos órgãos do comando da Guarda Nacional da Ucrânia detalhou o plano de preparar um dos grupos de ataque para realizar uma ofensiva na chamada 'operação das forças conjuntas' em Donbass", afirmou o general.
De acordo com Konashenkov, o documento aprova a estrutura organizacional e tática do batalhão e do grupo tático da 4ª brigada operacional da Guarda Nacional, a organização de seu apoio a todos os níveis e a nova subordinação da 80ª brigada de assalto aerotransportada da Ucrânia.
"A operação especial militar realizada pelo Exército russo desde o dia 24 de fevereiro antecipou e frustrou a ofensiva em grande escala das forças de ataque das tropas ucranianas em Lugansk e Donetsk, em março deste ano", enfatizou.