Panorama internacional

Ativos de empresas estrangeiras que saem da Rússia podem ser bloqueados, diz senador russo

Ativos de empresas estrangeiras de países hostis que estão deixando a Rússia podem ser bloqueados e seus direitos de propriedade restringidos, disse à Sputnik Andrei Klishas, presidente da Comissão do Conselho da Federação para o Direito Constitucional.
Sputnik
"Em relação a empresas estrangeiras de países hostis que estão deixando a Rússia podem ser aplicadas não só medidas como a nacionalização, mas também a restrição de direitos de propriedade, proibição de voto por portfólio de ações em sociedades subsidiárias, congelamento de ativos e outras medidas", disse ele.
Anteriormente, um membro sênior do partido governista russo, Rússia Unida, disse que o fechamento permanente de empresas no país é visto como uma guerra contra os russos e que a sua nacionalização seria uma medida de retaliação.
A maior parte das empresas não escolheu sair em definitivo do território russo, apenas optaram por suspender sua atividade e o envio de investimentos por um tempo, como a Toyota, a Nike e a IKEA.
Panorama internacional
Rússia manterá empregos de funcionários de empresas estrangeiras que suspenderam atividades
No entanto, outras decidiram terminar para sempre suas atividades, como as alimentícias Fazer, Valio e Paulig, da Finlândia.
Após o início da operação militar especial russa na Ucrânia em 24 de fevereiro, uma série de empresas internacionais encerraram temporariamente suas operações no país, enquanto outras fecharam em definitivo.
Comentar