Os EUA estão fornecendo à Ucrânia uma enorme quantidade de inteligência em meio à operação militar especial da Rússia no país, disse o Escritório da Diretora de Inteligência Nacional (ODNI, na sigla em inglês), liderado por Avril Haines, nesta quinta-feira (10).
"Estamos fornecendo uma enorme quantidade de inteligência", afirmou Haines.
A diretora também pontuou que, após consulta com especialistas, foi identificado que Moscou pode perceber a transferência de caças para a Ucrânia como uma escalada significativa.
"É a avaliação de nossos analistas que a transferência desses aviões pode ser percebida como uma escalada significativa pelos russos."
A conclusão de Haines vai ao encontro da resposta do porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, John Kirby, que disse ontem (9) que o governo Biden rejeitou uma proposta do governo polonês para permitir a transferência de antigos caças MiG-29 para a Ucrânia.
Na última sexta-feira (4), autoridades russas afirmaram que as agências de inteligência de Reino Unido, EUA, Canadá e vários outros Estados-membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estão usando a Polônia como um centro logístico para enviar armas e mercenários para Kiev.