Notícias do Brasil

Embaixada do Brasil em Moscou recebe jogador de futsal evacuado da Ucrânia

Com o apoio do Itamaraty, o jogador de futsal Ewerton Florencio deve retornar ao Brasil já no próximo sábado (12).
Sputnik
O Embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo Baena Soares, recebeu, na madrugada de hoje (11), o jogador de futsal Ewerton Florencio evacuado da cidade ucraniana de Kherson que faz fronteira com a Crimeia.
Com o apoio do Itamaraty, Ewerton, que é da cidade de Caruaru em Pernambuco, retornará ao Brasil neste sábado (12) através de Moscou, sendo possível fazer o caminho de volta pela Rússia e não apenas de Varsóvia, na Polônia, como se especulava anteriormente.
O jogador estava na Ucrânia há cinco anos e após contato com equipes do G1, há uma semana, finalmente conseguiu apoio para voltar ao país através da embaixada brasileira em Moscou.
Na última quinta-feira (10), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou Varsóvia, na Polônia, após resgatar brasileiros, estrangeiros, bem como seus animais de estimação, em fuga do conflito na Ucrânia. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, informou que 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano foram resgatados, bem como oito cachorros e dois gatos.
Notícias do Brasil
Bolsonaro autoriza FAB a transportar animais de estimação de brasileiros que deixam a Ucrânia
A operação militar especial de Moscou para "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia foi anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 24 de fevereiro, após um pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk em meio à intensificação dos ataques ucranianos. O Ministério da Defesa da Rússia sublinhou repetidamente que as Forças Armadas do país estão atacando apenas a infraestrutura militar da Ucrânia com armas de alta precisão e que não possui alvos civis.
Em resposta, os Estados Unidos, o Reino Unido, os membros da UE e vários outros países impuseram duras sanções contra a Rússia. Alguns deles fecharam seu espaço aéreo para todos os voos russos, sancionaram vários bancos e parlamentares, censuraram meios de comunicação e cancelaram a participação de esportistas e eventos da cultura russa.
Comentar