Panorama internacional

Agência dos EUA exorta administração Biden a expulsar Rússia da Interpol, diz mídia

A Comissão de Segurança e Cooperação na Europa pediu à Casa Branca para expulsar a Rússia da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) devido à operação especial russa na Ucrânia, relatou no sábado (12) o canal CNN.
Sputnik
De acordo com a emissora, a carta foi enviada nesta sexta-feira (11) ao secretário de Estado, Antony Blinken, e ao procurador-geral, Merrick Garland.
A Comissão de Segurança e Cooperação na Europa é uma agência governamental independente norte-americana, criada pelo Congresso do país, integrando vários senadores e deputados.

"Exortamos a usar a posição dos EUA na Interpol e, em particular, no Comitê Executivo da Interpol e no seu Grupo Consultivo para Assuntos Financeiros, para deixar claro que qualquer falha em agir contra o abuso da Interpol pela Rússia terá graves consequências para a contribuição dos EUA ao orçamento da Interpol e à imunidade jurídica da Interpol nos Estados Unidos", diz a comissão no comunicado, citado pela emissora.

Recentemente, a Interpol anunciou que, em meio aos apelos para expulsar a Rússia da organização, a entidade vai mudar o procedimento de aceitação de pedidos a partir de Moscou, mas prometeu deixar abertos os canais de comunicação.
A cooperação com Moscou continuará, contudo agora o país não poderá enviar solicitações diretamente aos Estados-membros da organização, e terá que fazer isso através do secretariado geral, para que seja verificado o cumprimento das regras da Interpol.
Comentar