Porta-aviões dos EUA realiza operações aéreas com forças da OTAN perto da Grécia (FOTOS)

As aeronaves do porta-aviões americano USS Harry S. Truman (HST) estão realizando no mar Egeu atividades de patrulha aérea reforçada da OTAN em apoio direto à segurança da Aliança Atlântica, como parte de sua implantação programada na área de operações da 6ª Frota dos EUA.
Sputnik
A esquadrilha de caças de ataque do porta-aviões e a esquadrilha de guerra eletrônica realizaram patrulhas aéreas com aeronaves aliadas por meio de uma série de missões que abrangem maior vigilância, treinamento e policiamento aéreo reforçado, apoiando a defesa conjunta da Aliança e determinação coletiva.
Estas atividades são fundamentais para robustecer a interoperabilidade e a prontidão da OTAN entre os aliados.
Onde é necessário, quando é necessário. [Porta-aviões] Truman está em uma implantação programada na área de operações da Sexta Frota dos EUA em apoio aos interesses dos EUA, aliados e parceiros na Europa e África.
"A realização de um policiamento aéreo reforçado a partir das águas no norte do mar Egeu mostra ainda mais a capacidade continuada da OTAN de partilhar e reunir as capacidades existentes", lê-se em comunicado, segundo escreve o portal Naval News.
Além do próprio porta-aviões USS Harry S. Truman, o grupo de ataque é composto pelo cruzador de mísseis guiados USS San Jacinto, pelos destróieres USS Bainbridge, USS Cole, USS Gravely, USS Jason Dunham, bem como fragata norueguesa Fridtjof.
O grupo inclui também um submarino nuclear de ataque equipado com mísseis de cruzeiro Tomahawk.
O USS Harry S. Truman tem cerca de 90 caças e helicópteros, incluindo quatro esquadrilhas compostas por 48 caças-bombardeiros F/A-18.
Comentar