Panorama internacional

Treze aeronaves chinesas entram na zona de defesa aérea de Taiwan, deixando forças da ilha em alerta

Algumas horas depois de um caça Mirage 2000 da Força Aérea de Taiwan cair no mar durante um voo de treinamento, Taiwan identificou 13 aeronaves chinesas em seu espaço aéreo.
Sputnik
A Força Aérea de Taiwan foi acionada para alertar 13 aeronaves chinesas que entraram em sua zona de defesa aérea, disse o Ministério da Defesa de Taiwan.
Mais cedo nesta segunda-feira (14), um caça Mirage 2000 de Taiwan caiu no mar durante um voo de treinamento, mas o piloto conseguiu escapar, disse o escritório da presidente taiwanesa Tsai Ing-wen.
Taiwan é governada à parte da China continental desde 1949, mas Pequim a vê como uma província independentista pronta para ser reintegrada. A China condenou repetidamente a assistência dos EUA ao governo de Taipé como uma interferência nos assuntos internos do país.
Panorama internacional
China atesta 'tolerância zero para atos separatistas' em Taiwan e critica intromissão do Japão e EUA
Desde que a Rússia lançou sua operação especial militar na Ucrânia em 24 de fevereiro, aumentaram as especulações entre alguns políticos e analistas ocidentais de que a China poderia tomar uma medida semelhante contra Taiwan. O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, rejeitou tais alegações, enfatizando que a operação da Rússia para "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia e a intenção da China de se unificar pacificamente com Taiwan "não são comparáveis".
Comentar