Os nacionalistas ucranianos seguem usando os regimes de cessar-fogo para recuperar sua capacidade de fogo e colocam civis intencionalmente sob ameaça, afirmou na segunda-feira (14) Mikhail Mizintsev, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Federação da Rússia.
Mizintsev disse que as Forças Armadas da Rússia estão constantemente registrando todas as mudanças nos corredores humanitários, incluindo com o uso de drones.
"Foi novamente estabelecido que os agrupamentos ucranianos e batalhões neonazistas seguem utilizando os regimes de cessar-fogo introduzidos diariamente para se reagrupar em posições mais vantajosas, recuperar a eficácia de combate e repor o material, ao mesmo tempo que se protegem com um escudo humano de civis", comunicou ele.
Ele disse que, das dez rotas propostas pela Rússia, as autoridades ucranianas até agora só concordaram em três, mas mais uma vez nenhum corredor humanitário para a Rússia. A Rússia concordou com a proposta de onze corredores humanitários adicionais em Kiev, Zaporozhie, Mariupol, Lugansk e Donetsk.
Mizintsev também considerou absurda a proposta ucraniana de fornecer suposto apoio humanitário a Melitopol e Kherson, pois as "cidades indicadas estão inteiramente sob nosso controle, sua população segue pacificamente com sua vida, e a Federação da Rússia fornece tudo para elas. Não há problemas na prestação de assistência aos moradores dessas localidades".