Nesta segunda-feira (14), a delegação da Rússia decidiu suspender seus trabalhos no âmbito da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE, na sigla em inglês), disse à Sputnik o senador russo e membro da delegação, Aleksandr Bashkin.
"Foi tomada a decisão de não participar do trabalho dos comitês e órgãos do PACE em suas sessões plenárias", disse Bashkin.
Segundo o senador, a decisão aconteceu por conta do trabalho do conselho que tem demonstrado uma política com "caráter antirrusso proeminente". Além de sair da Assembleia Parlamentar, Moscou está pensando em deixar o Conselho Europeu.
Ele especificou que a notificação foi enviada ao Conselho da Federação (Senado) e à Duma de Estado (Parlamento) da Rússia.
No dia 24 de fevereiro o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o início da operação militar especial na Ucrânia, alegando que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, anteriormente reconhecidas por Moscou como estados soberanos, precisam de ajuda diante do genocídio de parte de Kiev.
Um dos objetivos fundamentais desta operação, segundo o líder russo, é "a desmilitarização e desnazificação" da Ucrânia.