Panorama internacional

Coreia do Norte falhou em lançamento de suposto míssil balístico, diz mídia sul-coreana

A Coreia do Norte teria tentado realizar um novo teste de míssil, por volta das 09h30, no horário local, nesta quarta-feira (16) — 21h30 de terça-feira (15), em Brasília.
Sputnik
Segundo a emissora japonesa NHK, citando uma fonte do Ministério da Defesa do Japão, o projétil poderia ser um míssil balístico.
De acordo com a Reuters, porém, o Ministério da Defesa sul-coreano relatou que, por enquanto, não há a confirmação de um novo teste de míssil do país vizinho.
Já a agência sul-coreana Yonhap, com base em informações de militares do país, noticiou que, na realidade, a Coreia do Norte teria falhado em tentar disparar um projétil do aeródromo de Sunan.

"As autoridades de inteligência da Coreia do Sul e dos EUA estão realizando uma análise adicional", afirmou o Estado-Maior Conjunto (JCS, na sigla em inglês) da Coreia do Sul em comunicado, segundo a Yonhap.

Se o disparo se confirmar, será o décimo lançamento de mísseis da Coreia do Norte neste ano.
Na última segunda-feira (14), a mídia sul-coreana informou que a Coreia do Norte estava se preparando para realizar outro teste de míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) ainda nesta semana.
Na semana passada, no dia 10 de março, Washington afirmou que os dois testes recentes de mísseis realizados pela Coreia do Norte foram de um novo sistema de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM). Segundo os EUA, os lançamentos marcam uma "grave escalada" que será punida com novas sanções, segundo um alto funcionário norte-americano.
Segundo Pyongyang, os testes faziam parte de um projeto de satélite de reconhecimento.
Panorama internacional
Submarinos nucleares e bomba ucraniana reacendem debate sobre guerra nuclear em pleno século XXI
Comentar