Panorama internacional

Índia aspira se tornar maior exportador de trigo ante conflito na Ucrânia, diz agência

A Índia aspira se tornar o maior exportador de trigo do mundo em meio à operação especial militar russa na Ucrânia, relata a Reuters, citando fontes governamentais.
Sputnik
Segundo a agência, nas próximas semanas, as autoridades do país asiático tomarão medidas com vista a garantir que os laboratórios aprovem a qualidade do trigo para exportação, disponibilizem trens adicionais para o transporte e trabalhem com as autoridades portuárias para dar prioridades às exportações do cereal.
Neste contexto, a administração do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, contratou 213 laboratórios para comprovar a qualidade do trigo destinado à exportação e também pediu ao Departamento de Normas da Índia que participe do controle.
A Índia quer aproveitar a alta na demanda de trigo, enquanto a Rússia, um dos grandes exportadores desta matéria-prima, e a Ucrânia, outro país entre os principais fornecedores do mundo, estão em conflito, ressalta a Reuters.
As fontes informaram à agência que as novas medidas poderiam levar à exportação de dez milhões de toneladas de trigo na próxima temporada de colheita, que começa no final deste mês.
Os preços do trigo dispararam, tendo crescido mais de 40% durante o último mês, segundo os dados do MarketWatch. Os especialistas asseguram que o aumento do preço dos grãos se deve à situação em torno da Ucrânia e Rússia.
Comentar