Na terça-feira (15), o ministro indiano de Petróleo e Gás Natural, Hardeep Singh Puri, declarou que Nova Deli estava negociando com Rússia o preço e a logística do transporte de petróleo com desconto, após Moscou ter sido atingida por um embargo de importações de petróleo russo e de outras fontes de energia provenientes do país.
De acordo com o jornal Business Standard, o fornecimento de petróleo para Índia seria pago à Rússia em rúpias ou rublos.
Anteriormente, o ministro indiano ressaltou que as negociações entre os países estavam em andamento, e que várias questões deveriam ser debatidas, tais como a quantidade de petróleo disponível, os novos mercados ou os novos fornecedores que possam vir ao mercado.
Muitos países, incluindo europeus, continuam fortemente dependentes do combustível da Rússia, segunda maior exportadora de petróleo bruto do mundo, atrás da Arábia Saudita.
Com quase 1,4 bilhão de habitantes, a Índia, a terceira maior importadora de petróleo do mundo, atualmente compra apenas cerca de 3% de seus suprimentos da Rússia, segundo dados do governo.