"Atualmente, 56 cavernas com representações de mão humana são conhecidas na arte paleolítica europeia. Estes contêm um total de 769 mãos, das quais 90% são imagens negativas ou estêncis, 9% são imagens positivas ou impressões e 1% são representações mistas", analisaram os cientistas na pesquisa.
"Foram selecionadas 20 mãos de indivíduos, cujas medidas eram conhecidas. Em seguida, um grupo de 10 estênceis soprados de cada um foram feitos em superfície de rocha natural, pulverizando o pigmento de diferentes ângulos, obtendo-se 200 estênceis manuais diferentes. Um modelo fotogramétrico em escala foi feito de cada uma dessas mãos estampadas e diferentes medidas foram tomadas, seguindo os parâmetros métricos do estudo, para comparar sua morfometria com as mãos reais", escreveram os cientistas no estudo.
"Este estudo determinou que a proporção de mãos de bebês, crianças e juvenis é significativamente alta, o que atesta a clara participação desses grupos nas atividades simbólicas dos grupos do Paleolítico Superior no sudoeste da Europa", concluíram os especialistas.