Os militares russos avançaram seis quilômetros na Ucrânia e se aproximaram de novas localidades, declarou na sexta-feira (18) Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
"As Forças Armadas da Federação da Rússia, continuando um avanço bem-sucedido, durante 24 horas avançaram até seis quilômetros e chegaram aos arredores de Novoukrainka [e] Shakhtyorskoe", disse Konashenkov.
O major-general acrescentou que as unidades da Milícia Popular da República Popular de Lugansk avançaram nos arredores orientais de Severodonetsk e entraram dois quilómetros nas zonas defendidas pelo adversário.
Durante estas últimas 24 horas foram destruídos com armas de alta precisão aviões ucranianos em uma fábrica de reparação de aeronaves em Lvov, depósitos de munição e equipamentos militares ucranianos nos subúrbios de Nikolaev e Voznesensk, segundo o representante do Ministério da Defesa russo.
"Com aviação operacional-tática, militar e não tripulada foram destruídos 54 alvos de infraestrutura militar da Ucrânia, entre os quais três centros de comando, quatro lançadores múltiplos de foguetes, quatro depósitos de munição, e 44 áreas de concentração de equipamentos militares."
"No total, durante a realização da operação [especial], foram destruídos 184 veículos aéreos não tripulados, 1.412 tanques e outros veículos de combate blindados, 142 lançadores múltiplos de foguetes, 542 peças de artilharia de campanha e morteiros e 1.211 unidades de veículos militares especiais", detalhou o major-general.