Na quinta-feira (17), a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou um requerimento para realizar uma Sessão de Debates Temáticos com a presença do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, segundo a Carta Capital.
Para Gama, a presença de Zelensky em uma sessão do Senado brasileiro, "tal como já ocorreu em outros países democráticos como Estados Unidos e Alemanha, seria um gesto a favor da paz e também de homenagem aos ucranianos que contribuem com o seu trabalho e cultura ao progresso do Brasil".
A senadora afirma ter "o maior respeito pela Rússia e por seu povo, que também organizaram prósperas comunidades no Brasil", mas que a paz "é o que deve prevalecer".
"Por princípio, o Brasil tem sido um aliado incondicional da paz e respeita a autonomia das nações. Como não poderia ser diferente, embora entendendo intrincados aspectos históricos que constituíram as nações, creio que o povo brasileiro não quer a guerra unilateral em andamento e torce para que Rússia e Ucrânia possam chegar a acordos, colocando fim à violência e a morte de tantos soldados e civis", ratificou Gama citada pelo UOL.
Segundo a parlamentar, no Brasil, existem cerca de 600 mil ucranianos, sendo a maioria residente no estado do Paraná.
O pedido de Gama vem depois que Zelensky discursou via vídeo no Congresso dos EUA e da Alemanha nos últimos dias.