O major-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, anunciou neste sábado (19) que as forças do país na Ucrânia quebraram as defesas do Batalhão nazista Aidar.
"As divisões das Forças Armadas da Rússia, após atravessarem o rio Kashlagach, entraram na zona de defesa do Batalhão Aidar, e, tendo avançado cinco quilômetros, chegaram aos arredores de Shakhtyorskoe-Novoukrainka. Foram destruídos até 30 militantes, um tanque, um veículo de combate de infantaria e quatro automóveis de alta mobilidade", relatou ele.
Segundo Konashenkov, neste momento está decorrendo um combate com a 54ª Brigada Mecanizada Separada das Forças Armadas da Ucrânia, que operam no segundo escalão.
Além disso, explicou o major-general, os agrupamentos da Milícia Popular da República Popular de Donetsk destruíram até uma companhia da 54ª Brigada Mecanizada Separada das forças ucranianas, assumiram o controle total da localidade de Taramchuk, e estão perseguindo o inimigo em retirada.
Já as forças da República Popular de Lugansk se aproximaram dos arredores setentrionais da cidade de Lisichansk, e estão destruindo grupos dispersos de nacionalistas que se retiraram da cidade de Rubizhne, indica o representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
No total, relatou Igor Konashenkov, nas últimas 24 horas foram destruídos com a aviação operacional, tática e militar "59 alvos de infraestrutura militar da Ucrânia, entre os quais três centros de comando, dois lançadores múltiplos de foguetes e radares perto da cidade de Bogodukhov, dois depósitos de foguetes e armas de artilharia, e também 51 áreas de concentração de equipamento militar".
Além desses, foram eliminados perto de Malovorotsovky um sistema de defesa antiaérea S-300 em Vypolzov, 60 quilômetros a norte de Kiev, e cinco drones, incluindo um Bayraktar TB-2, apontou.
"No total, durante a realização da operação militar especial, foram eliminados 201 veículos aéreos não tripulados, 1.443 tanques e outros veículos de combate blindados, 147 lançadores múltiplos de foguetes, 564 peças de artilharia de campanha e morteiros e 1.248 unidades de veículos militares especiais", detalhou Konashenkov.