Estimações preliminares sugerem que o tamanho da reserva equivale a 140 milhões de barris de petróleo cru, apontou a Eni em comunicado.
A descoberta foi feita durante exploração na concessão Zemlet el Arbi, encontrada a cerca de 300 quilômetros a sudeste do município de Hassi Messaoud, nas proximidades da fronteira com a Tunísia.
"É o primeiro poço de cinco perfurações previstas na campanha de exploração na região norte da bacia de Berkine", ressaltou, por sua vez, a Sonatrach.
Mais particularmente, a jazida encontra-se em uma "zona produtiva líquida com excelentes características petrofísicas", a 15 quilômetros da refinaria associada ao projeto.
"Durante a produção-teste, o poço entregou 7.000 barris de petróleo por dia e cinco milhões de pés cúbicos padronizados por dia de gás associado", informaram.
Com mais estudos e análise e por meio de um mecanismo de desenvolvimento acelerado, a sociedade Sonatrach-Eni planeja agilizar a fase de produção, cujo lançamento está previsto para o terceiro trimestre de 2022. Ao mesmo tempo, considera-se a possibilidade de perfuração de um segundo poço no próximo mês.
"Os resultados deste poço confirmaram o potencial petrolífero do perímetro de Zemlet el Arbi e permitem à Sonatrach e à Eni prosseguir com sucesso sua estratégia de exploração do campo próximo para garantir o rápido desenvolvimento destes novos recursos", concluiu a estatal argelina.