Ciência e sociedade

Túmulos de quase 5.000 anos de idade são expostos no Egito pela 1ª vez na história (FOTOS)

As descobertas foram realizadas no famoso sítio arqueológico de Sacará, a cerca de 30 quilômetros de distância do Cairo.
Sputnik
As relíquias foram encontradas perto da pirâmide de Djoser durante escavações que começaram em setembro de 2021. De acordo com o Phys.org, citando informações da AP, os cinco túmulos descobertos são do chamado Império Antigo, período que se estendeu entre os anos 2700 a.C. e 2200 a.C.

"Todos esses cinco túmulos são bem pintados e bem decorados. As escavações não pararam. Estamos planejando continuar nossas escavações. Acreditamos que podemos encontrar mais túmulos nesta área", explicou Mostafa Waziri, arqueólogo e secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Detalhe de pinturas encontradas em túmulos no sítio arqueológico de Sacará, no Egito
Os arqueólogos encontraram várias ornamentações e pinturas nas paredes dos túmulos, incluindo objetos relacionados à vida após a morte, imagens de animais sagrados, hieróglifos e artefatos, como pequenas estátuas.
Mostafa Waziri mostra uma pequena estátua encontrada em Sacará
De acordo com Waziri, os túmulos escavados em Sacará pertenciam a funcionários do alto escalão daquela sociedade, incluindo governantes regionais e supervisores de palácios no antigo Egito.
O sítio arqueológico de Sacará era a necrópole da antiga cidade de Mênfis, uma das capitais do antigo Egito. Dentre suas principais atrações está a grande pirâmide de Gizé.
Repórteres se preparam para entrar no salão dos túmulos pela primeira vez
O turismo no Egito se tornou uma grande fonte de lucro para o governo, especialmente após a queda de Hosni Mubarak, em 2011. Nas últimas semanas, enquanto o setor se recuperava das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a operação militar especial russa na Ucrânia também impactou o país. Russos e ucranianos estão entre os principais turistas recebidos pelo Egito.
Comentar