Ciência e sociedade

Hubble mostra IMAGEM de galáxia espiral barrada a 48 milhões de anos-luz da Terra

O Telescópio Espacial Hubble registrou uma foto da NGC 1097, uma galáxia espiral barrada, localizada a 48 milhões de anos-luz da Terra.
Sputnik
"Esta imagem revela a complexidade da estrutura de estrelas e poeira no centro da NGC 1097, com longos tentáculos de poeira que se distinguem em um tom vermelho escuro", segundo a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
O Telescópio Espacial Hubble registrou uma foto da NGC 1097, uma galáxia espiral barrada, localizada a 48 milhões de anos-luz da Terra
Para capturar a imagem, o telescópio utilizou duas de suas câmeras, combinando as imagens para compor uma foto que mostra muito mais detalhes e capta mais luz do que um olho humano seria capaz de distinguir sem ajuda.
"As imagens brutas dos telescópios estão sempre em escala de cinzas, mostrando apenas a quantidade de luz captada em todos estes comprimentos de onda", explica a ESA.
Isso significa que é preciso um filtro para ajudar a ressaltar a cor na foto final, que utiliza no total sete filtros para mostrar toda sua cor.
A NGC 1097 se encontra na constelação de Fornax, a uma distância de 45 milhões de anos-luz da Terra. Também conhecida como Apg 77, ESO 416-20, LEDA 10488 e UGCA 41, NGC 1097 é uma galáxia espiral barrada relativamente brilhante quando vista de frente.
Comentar