O epicentro de um terremoto de magnitude 6,7 foi registrado em uma profundidade de 30,6 quilômetros no mar das Filipinas, 122 quilômetros a leste de Taichung, em Taiwan, registrou na terça-feira (22) o Centro Sismológico Mediterrâneo Europeu (EMSC, na sigla em inglês).
Segundo relatos locais, o tremor foi sentido em Taipé, no extremo norte da ilha chinesa. O terremoto ocorreu perto do Arco Vulcânico de Luzon, uma cadeia de vulcões que atravessa o estreito de Luzon, entre o sul de Taiwan e a ilha Luzon, das Filipinas.
Urgente: O Escritório Central de Meteorologia de Taiwan diz que um terremoto de magnitude 6,6 aconteceu perto do condado de Hualien [leste da ilha] às [04h41, horário de Brasília] (13h41, horário local].
Contexto: no último ano um golpe de 6,5 atingiu o nordeste de Taiwan, e [houve] muito pouco dano, mas estamos verificando este agora.
Não foi relatado dano ou risco de tsunami.
O EMSC reportou um segundo terremoto de magnitude 6,1 momentos mais tarde, cerca de 12 quilômetros a leste, e desta vez a uma profundidade de apenas 19 quilômetros.
Taiwan está localizado ao longo de várias falhas geológicas, conhecidas como Círculo de fogo do Pacífico, sendo por isso propenso a terremotos. Um terremoto em 2006 matou 117 pessoas e feriu outras 550 após o colapso de vários prédios, enquanto um outro em 1935 foi responsável por mais de 3.000 fatalidades.