Notícias do Brasil

Comissão no Senado aprova parceria do Brasil com Angola e Israel no setor de defesa

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado brasileiro aprovou nesta quinta-feira (24) dois relatórios de acordos de cooperação na área de defesa do país.
Sputnik
A CRE aprovou, em uma primeira votação, o relatório do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) favorável ao acordo de cooperação entre Brasil e Angola na área da defesa.
O tratado passará a disciplinar os interesses nacionais, no âmbito de colaboração, nas áreas de inteligência militar, equipamentos e sistemas militares, ciência e tecnologia de interesse militar, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços de defesa.
FAB conclui testes de voo de conectividade digital para caças F-5 (FOTOS)

"É um acordo que se inscreve no marco da prioridade africana da política externa brasileira", explicou o senador Chico Rodrigues, segundo informações da Agência Senado.

Assinado em 2010, o tratado ainda disciplina as visitas mútuas de delegações de alto nível a entidades civis e militares, assim como a formação de quadros e pessoal técnico-militar; o intercâmbio de instrutores e estudantes; a promoção de ações conjuntas de treino e instrução militar; e exercícios militares conjuntos.
Também hoje (24) a CRE aprovou o relatório de Soraya Thronicke (União Brasil-MS) favorável ao acordo de cooperação no setor de defesa assinado entre os governos do Brasil e de Israel em 2019.
Blindado de Israel ganha força na disputa para equipar o Exército brasileiro, diz revista
O tratado tem ênfase no intercâmbio de tecnologias, treinamento e educação em questões militares. Além de priorizar a colaboração em sistemas e produtos de defesa, ele disciplina eventuais transferências para outros países.
O acordo entre Brasil e Angola segue para análise do plenário do Senado, o que dependerá da disposição do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. O acordo com Israel, por outro lado, deve ser examinado em regime de urgência.
Comentar