Panorama internacional

Embaixador russo na Síria reclama de ataques de Israel e avisa: 'Está nos provocando a reagir'

O embaixador russo afirmou nesta quinta-feira (24) que os ataques israelenses contra a Síria visam "aumentar as tensões" na região.
Sputnik
Embaixador russo na Síria, Aleksandr Efimov disse que os últimos ataques israelenses na Síria estão "provocando a Rússia a reagir", escreve o Jerusalem Post.
Em uma das mais fortes condenações russas às operações israelenses na Síria, Efimov também reclamou que as ofensivas visam "aumentar as tensões na região e permitir que o Ocidente realize atividades militares no país".
Ministro das Relações Exteriores israelense, Yair Lapid enfatizou durante uma conferência na Universidade Reichmann que Israel teve que equilibrar seus interesses de segurança na Síria, que são coordenados com a Rússia.
Panorama internacional
Israel realiza ataque com mísseis contra província na Síria, diz mídia local

"Devemos evitar a possibilidade de que um piloto israelense seja abatido na Síria e feito prisioneiro", disse Lapid. "Pense no que isso fará com a sociedade israelense. O que isso fará com nossa segurança nacional?", questionou.

A Síria nunca reconheceu a existência legal do Estado de Israel, e os países estão em desacordo desde sua fundação, em 1948. Durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel ocupou as Colinas de Golã, até então território sírio.
Em fevereiro de 2022, a Rússia declarou durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU que não reconhece a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã.
Panorama internacional
Porto na Síria é alvo de ataques aéreos de Israel, diz mídia (VÍDEOS)
Jatos militares sírios e russos fazem patrulhas conjuntamente no espaço aéreo ao longo das fronteiras da Síria, inclusive perto das Colinas de Golã.
O último ataque aéreo israelense na Síria foi relatado em 7 de março, quando forças israelenses atingiram locais perto do aeroporto de Damasco e do subúrbio de Al-Assad.
O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) relatou, na ocasião, que dois de seus oficiais foram mortos na ofensiva.
Em fevereiro, outros dois ataques foram relatados pela agência SANA. Em um deles, um soldado sírio foi morto e cinco ficaram feridos.
Panorama internacional
Síria diz que 13 soldados morreram e 18 ficaram feridos após ataque terrorista
Comentar