Panorama internacional

EUA acusam 4 cidadãos russos por tentativa de hackear o setor global de energia

Promotores dos EUA acusaram, nesta quinta-feira (24), quatro funcionários do governo russo ​de tentar hackear as redes de empresas que fazem parte do setor global de energia.
Sputnik
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ), o empreendimento dos hackers russos atingiu milhares de computadores em centenas de empresas listadas em quase 135 países.

"O DOJ apresentou duas acusações hoje [24], envolvendo quatro réus, todos russos que trabalharam para o governo da Rússia. Eles tentaram conduzir invasões de computador que, juntas, em duas conspirações separadas, visaram o setor global de energia entre 2012 e 2018", afirma o comunicado à imprensa.

O documento sustenta que um dos casos envolve Evgeny Viktorovich Gladkikh, que é um programador de computador empregado por um instituto afiliado ao Ministério da Defesa russo.
Ele é acusado de conspiração para causar danos a uma instalação de energia e cometer fraude informática, podendo pegar 35 anos de prisão.
O segundo caso, disse o comunicado, envolve dois hackers do Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo). Eles enfrentam acusações semelhantes às de Viktorovich Gladkikh.
Além das acusações, os EUA estão oferecendo uma recompensa de até US$ 10 milhões (R$ 48 milhões) por informações sobre três agentes do Serviço Federal de Segurança da Rússia.
Comentar