Panorama internacional

Jamaica informa ao príncipe William que vai se separar do Reino Unido: 'Estamos seguindo em frente'

Andrew Holness não poupou palavras para a realeza do Reino Unido em um encontro na tarde desta quarta-feira (23).
Sputnik
O primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, foi direto ao ponto em um encontro com o príncipe William e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton.
Durante a turnê do casal da realeza britânica por países do Caribe, Holness defendeu que a Jamaica buscaria se tornar uma república.
"Há questões aqui que, como você sabe, não foram resolvidas", apontou o primeiro-ministro jamaicano.
Este não foi o seu início habitual na frente das câmeras, Andrew Holness. Nos termos mais fortes, dizendo ao duque e à duquesa de Cambridge que a Jamaica está "seguindo" e pretende "cumprir nossas verdadeiras ambições como um país próspero e independente".
"A Jamaica é, como você verá, um país muito orgulhoso. E estamos seguindo em frente", acrescentou.

"Pretendemos cumprir nossa verdadeira ambição de ser um país independente, plenamente desenvolvido e próspero", disse o primeiro-ministro do país caribenho.

A iniciativa da Jamaica faria do país a segunda ilha caribenha a romper relações com a realeza do Reino Unido, uma vez que Barbados deixou de jurar lealdade à rainha em novembro de 2021.
O governo jamaicano também pediu ao Reino Unido que reconheça "seu papel na escravização de cerca de 600.000 africanos" que foram transportados para plantações de cana-de-açúcar e bananas, pertencentes aos colonizadores britânicos.
A Jamaica foi reconhecida como uma colônia inglesa após uma aquisição da Espanha, em 1655, e foi formalmente denominada colônia britânica de 1707 até 1962, quando se tornou independente.
Em meio ao 60º ano de independência do país, as autoridades jamaicanas enfatizaram que o governo está examinando o processo de se tornar uma república.
Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e príncipe William no tapete vermelho do Bafta, prêmio cinematográfico do Reino Unido
Comentar