As Forças Armadas do Azerbaijão violaram os acordos de cessar-fogo negociados em novembro de 2020, informou no sábado (26) o Ministério da Defesa da Rússia.
O evento teria acontecido na noite de quinta-feira (24) para sexta-feira (25), quando militares azeris instalaram um ponto de observação em uma área da não reconhecida república de Nagorno-Karabakh administrada por forças da paz da Rússia, explicou o ministério russo.
Em seguida as forças do Azerbaijão atacaram as forças de Nagorno-Karabakh quatro vezes com um drone Bayraktar TB-2 perto da localidade de Furukh.
O contingente da paz da Rússia tem patrulhado os distritos de Askeransk, Mardakertsk, Martuninsk e Shushinsk da não reconhecida república de Nagorno-Karabakh, como parte dos acordos de cessar-fogo tripartites entre a Armênia, Azerbaijão e a Rússia, que procuram manter a paz após a guerra de Nagorno-Karabakh entre os dois Estados do Cáucaso em 2020.
Para garantir a segurança das forças da paz russas e evitar tais incidentes tem sido mantida uma interação contínua entre os quartéis-generais das Forças Armadas do Azerbaijão e da Armênia.
Desde 23 de novembro de 2020 o contingente russo limpou 23,9 km de território, 689,5 quilômetros de estrada e 1.937 edifícios de minas e projéteis não explodidos, e encontrou e desarmou 26.257 objetos explosivos.