Panorama internacional

Coreia do Norte procura restaurar área nuclear para conduzir novos testes, indica Seul

Fontes governamentais contaram à Coreia do Sul que Pyongyang está tentando restaurar as instalações nucleares em uma área no nordeste da Coreia do Norte para conduzir o primeiro teste nuclear em mais de quatro anos.
Sputnik
A Coreia do Norte está construindo um "atalho" para um túnel no seu sítio de testes nucleares em Punggye-ri para acelerar o começo de um novo experimento nuclear, de acordo com a agência sul-coreana Yonhap, que citou fontes governamentais.
Em abril de 2018 Kim Jong-un, líder norte-coreano, anunciou o fim dos testes nucleares e de mísseis balísticos de alcance intermediário e intercontinentais, tendo na época sido possível aos jornalistas relatar explosões que selaram as entradas de quatro túneis e destruíram alguns edifícios no local dos testes nucleares.
Panorama internacional
Coreia do Norte falhou em lançamento de suposto míssil balístico, diz mídia sul-coreana
Fontes militares e de inteligência da Coreia do Sul creem que Pyongyang pausou temporariamente a construção inicial para recuperar o túnel 3 em uma zona montanhosa no nordeste da Coreia do Norte.
"Desta maneira, parece que será possível restaurar [as instalações] em um mês", indicou uma fonte.
Assim, e após um teste de míssil de longo alcance na última semana, a preocupação de Seul é que seu vizinho esteja tentando realizar seu primeiro teste nuclear em quatro anos e meio, podendo ser uma "pequena arma nuclear tática" testada por ocasião da celebração da fundação do Exército Revolucionário do Povo Coreano, em 25 de abril.
No entanto, "alguns observadores disseram que seria difícil restaurar imediatamente os túneis 1 e 2, onde [a Coreia do] Norte realizou seus anteriores testes nucleares, enquanto os túneis 3 e 4 poderiam ser usados após o trabalho de restauração".
Comentar