Ciência e sociedade

Serviço de animais nos EUA adverte contra vírus 'altamente contagiante' que afeta cães na Flórida

Um serviço de animais do estado norte-americano da Flórida alertou contra a disseminação de um vírus que representa um "sério risco de saúde para cães".
Sputnik
O Serviço de Animais do Condado de Miami-Dade (MDAS, na sigla em inglês) anunciou na quarta-feira (23) que está "tomando medidas proativas para garantir a segurança e bem-estar de cães comunitários e de abrigo" em meio ao aumento de casos de um vírus que afeta cachorros no sul da Flórida, EUA.
Panorama internacional
Frascos contendo vírus da varíola são encontrados acidentalmente em laboratório dos EUA
Segundo o MDAS, o Complexo de Doença Respiratória Infecciosa Canina (CIRDC, na sigla em inglês) é um vírus "altamente contagiante" que pode representar um "sério risco de saúde para cães".
"A doença pode se espalhar rapidamente entre cães que são alojados juntos ou aqueles em grande proximidade uns com os outros, como em canis, parques para cães ou instalações para cuidar de cães", explicou o MDAS, detalhando que o CIRDC é transmitido por contato direto com um cachorro infectado e por contato com pessoas que foram expostas ao vírus.
Além disso, o vírus pode ser disseminado através da roupa, mãos humanas e vários tipos de objetos, sendo assim imperativo eliminá-lo desinfetando as mãos, roupas, utensílios e brinquedos. Os sintomas nos cães podem incluir tosse, espirro e corrimento pelo nariz ou pelos olhos, detalhou o MDAS.
Por causa disso, o serviço de animais sugere que os donos dos cachorros protejam a saúde de seus animais de estimação com ações como idas ao veterinário, mantendo suas vacinas em dia e evitando parques para cães e outros lugares de convivência canina.
Comentar