A lancha Interceptor 1102 com o lançador de foguetes foi apresentada durante as comemorações dos 216 anos da Esquadra Libertadora e do 64º aniversário do Comando da Esquadra. O evento chefiado pelo ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, aconteceu na base naval Contralmirante Agustín Armario, na cidade de Puerto Cabello, cerca de 200 quilômetros a oeste de Caracas.
Lancha Interceptor 1102 da Marinha venezuelana realiza testes com foguetes de 107 milímetros
© Foto / Ministério da Defesa da Venezuela
De acordo com reportagem do Indodefesa.com, a Defesa venezuelana não especificou qual o modelo de lança-foguetes foi instalado. Durante a demonstração foi anunciado que o sistema utiliza foguetes de 107 milímetros e é capaz de atingir alvos a uma distância de mais de nove quilômetros.
O portal Indodefesa.com explicou que o sistema acoplado à lancha é o mesmo que foi instalado em um veículo tático fora de estrada da Marinha venezuelana em junho de 2021. À época também não foram divulgados detalhes sobre o modelo, mas a publicação acredita que seja um lançador de foguetes iraniano.
"Analisando as imagens divulgadas nessa época [em 2021] e agora, além das características anunciadas, quase que é possível assegurar que se trata do sistema Haseb, de fabricação iraniana, que por sua vez está baseado no Type 63 de origem chinesa", escreveu a publicação.
As Forças Armadas da Venezuela não explicaram se a lancha com lança-foguetes já será usada em missões ou se ainda está em fase de testes. No total a Marinha venezuelana possui 14 lanchas desta mesma classe, porém só uma recebeu o novo sistema.
A embarcação Interceptor 1102 tem 11 metros de comprimento, 2,5 metros de boca e é construída com uma mistura de fibra de vidro, epóxi e fibra de carbono, o que a torna muito leve e de fácil manobrabilidade.