Panorama internacional

Rússia inclui liderança da União Europeia em lista negra como retaliação, diz chancelaria

A liderança de várias estruturas da União Europeia passou a estar em uma lista negra como medida de retaliação, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Sputnik
O Ministério das Relações Exteriores russo anunciou na quinta-feira (31) que agora a liderança da União Europeia (UE) faz parte de uma lista negra da Rússia.
"As restrições foram estendidas à liderança superior da União Europeia, incluindo vários comissários europeus e chefes militares da UE, bem como a grande maioria dos deputados do Parlamento europeu, que promovem uma política antirrussa", lê-se na declaração da chancelaria russa.
"Na lista negra recíproca russa também foram incluídos altos funcionários, incluindo representantes governamentais e os parlamentos de alguns Estados-membros da UE, além de figuras públicas e trabalhadores da mídia pessoalmente responsáveis pela promoção de sanções ilegais antirrussas, incitando sentimentos russofóbicos [e] infringindo os direitos e liberdades da população russófona", continua ela.
Panorama internacional
Lavrov: Ocidente declarou guerra híbrida e total à Rússia
Desde o dia 24 de fevereiro, quando começou a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, ordenada por Vladimir Putin, presidente russo, os EUA, a União Europeia e alguns outros países impuseram sanções para "punir" o governo russo.
Comentar