Panorama internacional

'Política fracassada de máxima pressão': Irã critica novas sanções dos EUA

A Casa Branca declarou que as novas sanções não inviabilizarão as negociações para restabelecer o pacto nuclear de 2015 e que serão mantidas independentemente de haver acordo ou não.
Sputnik
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, declarou que os EUA continuam violando a resolução das Nações Unidas que consagra o acordo nuclear de 2015 entre o Irã e as potências mundiais, apesar de Washington afirmar que quer retomar o pacto.
A declaração iraniana surge após o Departamento do Tesouro dos EUA impor novas sanções contra os fornecedores do programa de mísseis balísticos do Irã, ao considerar que o desenvolvimento deste armamento representa "uma grave ameaça à segurança internacional".
Panorama internacional
EUA impõem sanções ao programa de mísseis balísticos do Irã
Segundo o comunicado, as sanções foram aplicadas depois do ataque com mísseis iranianos a Arbil, no Iraque, no dia 13 de março, e da ofensiva dos houthis iemenitas, apoiados por Teerã, contra uma instalação petrolífera na Arábia Saudita no dia 25 de março.

"Este movimento é outro sinal da malevolência do governo dos EUA contra o povo iraniano, já que continua com a política fracassada de máxima pressão contra o Irã", afirmou o porta-voz.

A Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU consagra o acordo nuclear de 2015 que o Irã e as potências estão tentando restabelecer através das negociações em Viena, embora estas estejam paradas desde o dia 11 de março.
A Casa Branca afirmou que as novas sanções não inviabilizarão as negociações e que serão mantidas independentemente de haver acordo ou não.
Comentar