Uma equipe de especialistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, responsável pela câmera de alta definição HiRISE, que está acoplada ao MRO, divulgou nesta quinta-feira (31) as imagens dos veículos da NASA.
Rover Perseverance registrado pela câmera HiRISE do satélite Orbitador de Reconhecimento de Marte
© Foto / NASA
Tanto o rover Perseverance, quanto o helicóptero Ingenuity estão viajando pela cratera Jezero, que de acordo com pesquisas da NASA seria de origem vulcânica e poderia ter sido um berço de vida no passado.
Foto completa da superfície marciana registrada pela câmera de alta definição HiRISE
© Foto / NASA
O registro inédito dos veículos espaciais impressiona pela pequena dimensão de ambos. Enquanto o rover Perseverance mede 3 metros por 2,7 metros, o mini-helicóptero da NASA tem apenas 1,21 metro de comprimento e 49 centímetros de largura.
Mini-helicóptero da NASA foi flagrado dentro de cratera marciana por satélite da NASA
© Foto / NASA
"A HiRISE frequentemente monitora ativos de superfície de missões de espaçonaves atuais e antigas em Marte. Isso inclui o mais recente módulo de pouso da NASA enviado a Marte com o rover Perseverance que pousou em 18 de fevereiro de 2021 na cratera Jezero", divulgou a Universidade do Arizona em comunicado.
O rover e o helicóptero fazem parte da missão Marte 2020 da NASA e foram enviados ao espaço no dia 30 de julho de 2020, e em 18 de fevereiro os dois pousaram juntos na superfície marciana. O helicóptero Ingenuity já realizou 19 voos e o rover Perseverance segue coletando dados e amostras em busca de sinais de vida em Marte.