De acordo com a fonte do jornal na administração, a decisão de intermediar a transferência de tanques soviéticos, que os militares ucranianos estão habituados a operar, a fim de não perder tempo com treinamento, é uma resposta a outro pedido do presidente ucraniano Vladimir Zelensky.
Supostamente as transferências estão programadas para começar em breve; no entanto, ainda não se sabe quantos tanques serão transportados e de que países virão. De acordo com a fonte, os tanques permitirão à Ucrânia lançar ataques de artilharia de longo alcance contra posições russas na área.
A chegada dos tanques poderia mudar a situação na frente oriental, que tem sido dominada pela aviação russa.
A decisão de avançar com o envio dos tanques ocorre após Zelensky ter pedido à OTAN no domingo (27) para os países ocidentais enviarem aviões e tanques, além de armas antitanque e antiaéreas.
No mês passado, os EUA tentaram transferir vários caças MiG-29 soviéticos da Polônia, além de outros equipamentos. No entanto, Biden teria vetado a entrega das aeronaves após disputas com aliados da OTAN por temer uma escalada do conflito.